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segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Procon flagra irregularidades no Extra

PRODUTOS vencidos e com validades alteradas, ofertas que não estavam disponíveis nas prateleiras, preços errados e produtos inadequados para consumo. Essas foram algumas das irregularidades flagradas por fiscais do Procon de Mogi das Cruzes em uma vistoria no Hipermercado Extra, no Socorro, na tarde desta quarta-feira, dia 14.
O jornal A Semana acompanhou o trabalho dos fiscais, após uma série de reclamações feitas por clientes. Um dos problemas constatados durante a operação foi a diferença de preços de alguns produtos ofertados em relação ao que estava na gôndola.
De acordo com a consumidora Bete Lopes é rotina encontrar preços diferentes nas gôndolas e no caixa do supermercado, incluindo itens em oferta. “Todos tem de ficar atentos ao passar a mercadoria no caixa. Pois, depois de muitos erros comecei a observar esses problemas”, explicou.
De acordo com o diretor do Procon, Dori Boucault, será aberto um processo administrativo de orientação. “O hipermercado pode ser enquadrado no artigo 56, que é aplicado sobre infrações das normas de defesa do consumidor. Além do artigo 57 que prevê pena de multa, graduada de acordo com a gravidade da infração”, pontuou.
O Procon informou que apenas irá orientar os responsáveis pelo hipermercado sobre as infrações encontradas no estabelecimento. A orientação do diretor do Procon é que os clientes denunciem eventuais casos que violem o Código de Defesa do Consumidor.

Outro lado
Na tarde desta quinta-feira, dia 15, a assessoria do Grupo Pão de Açúcar informou em nota que a empresa observa as normas sanitárias e de proteção e defesa do consumidor e mantém rigoroso procedimento para conferência da precificação e da validade dos produtos comercializados em suas lojas e informa que os fatos apontados estão em total desacordo com as normas da Companhia. “Em caso de eventual divergência de preços, a norma da empresa é para correção imediata, prevalecendo o menor preço. Em relação à ocorrência de itens vencidos, a rede informa que foi um fato pontual, as mercadorias foram retiradas da área de vendas e os colaboradores reorientados para que estejam atentos ao padrão de atendimento e de operação exigidos pela empresa”, diz o texto.

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